Distrito 9


Logo nos primeiros minutos do filme nos é mostrada a situação “pano-de-fundo”. 20 anos atrás, uma nave alienígena aparece repentinamente e permanece imóvel nos céus de Johanesburgo, na África do Sul. População e autoridades observam com temor e curiosidade por um ataque, ou um contato que levasse à um grande progresso tecnológico. Por dias nada acontece, então é decidido invadir a nave. O que se encontra lá é uma população de alienígenas famintos e doentes. São acolhidos e abrigados numa área logo abaixo de sua nave. O que era pra ser um temporário acaba se tornando definitivo.


Porém logo os problemas começam. O abrigo, batizado de Distrito 9, se torna uma grande favela abrigando atualmente 1,8 milhões de alienígenas, apelidados pejorativamente de “camarões” devido à sua aparência física.


Como toda favela, lá também prospera o crime e a violência, comandados principalmente por uma gangue de nigerianos. O preconceito da população da cidade aumenta, pois não desejam tal vizinhança.


Wikus Van De Merwe é o homem encarregado pela MNU ( sigla em inglês para ‘União Multinacional’) de transferir essa população para o Distrito 10, um local distante da área urbana. Como esperado os alienígenas não pretendem deixar suas casas pacificamente, e Wikus encontrará muitas surpresas no processo.



Usando a ficção como um meio para uma crítica social, Distrito 9 remete claramente ao preconceito racial, especialmente por se passar na África do Sul, país onde a sombra do apartheid ainda é presente.


Com nenhum grande nome atuando, o foco é a história que é muito bem desenvolvida e ainda deixa muitos ‘ramos’ para uma possível continuação. Repleto de vídeos, com aparência jornalística, a trama ganha um tom muito realístico.


Com direção de Neil Blomkamp, e produção de Peter Jackson. Em minha opinião, esse é o melhor filme de ficção científica dos últimos anos.


Aproveite essa Idéia em Potencial.

Comentários

  1. Ow
    cria um banner ou eu posso criar se vc kiser e vamos colocar um banner no blog do outro

    ResponderExcluir
  2. criei e coloquei um banner seu no meu blog http:\\loadingman.blogspot.com
    Olhe pra ver se vc gostou

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas